
Com a receita certa, há quem diga que sim. Abel Dias, colunista social, mexe cordelinhos há mais de três décadas. "Fabriquei muitos famosos", diz sem pejo. Com uma fotografia à beira da piscina, uma legenda numa festa, uma referência a propósito de nada, transforma anónimos em personagens. "É a insistência que os faz." Se são fotografados aqui e ali, começam a fazer parte do cenário. Quando Abel chega a uma festa e fotografa um casal de desconhecidos, "os mais novos perguntam logo quem são e se devem fotografá-los".
Parece fácil. E é: "Um dia cheguei ao Algarve, não tinha ninguém para fotografar, estava a trabalhar para a Caras, fui ter com um rapaz e uma rapariga que estavam a apanhar banhos de sol, perguntei-lhes o nome. Tinham um nome de família, a Caras gosta de nomes de família, eles eram giros e novos. Fizeram uma página. A revista começou a segui-los, esteve no casamento e na lua-de-mel. Ganharam notoriedade e hoje ela é disputada a peso de ouro como relações públicas de discotecas."
O que eles ganham com isto?
Borlas. À cabeça, férias pagas, um lugar melhor no teatro, um bilhete para a ópera, jantares, relógios, carros emprestados, vestidos de criadores à medida. Depois, quando trabalham, podem ver os seus cachets serem aumentados. "O romance da Merche com o Cristiano Ronaldo, por exemplo, catapultou a carreira de modelo e apresentadora de televisão dela, passou a ser uma presença mais grata em desfiles e discotecas", afirma Abel Dias.
Mas não podem cruzar os braços, avisa. "É preciso fazerem manutenção, começarem a girar por eles próprios, aceitarem os convites para as festas, abdicarem de alguma privacidade." Nessa altura, um romance proibido, uma doença superada, um filho sem pai certo são a cereja em cima do bolo. Um bolo mastigado pelas revistas cor-de-rosa para satisfazer os apetites dos leitores.
É por isso que a primeira pergunta que Luísa Jeremias coloca quando pensa a TV7dias da semana é: "O que faz vibrar o leitor?" A directora recusa a ideia de que as revistas e os jornais fazem famosos. E acredita que Portugal se "limitou a fazer o que outros países já faziam". Que era? Fazer aparecer pessoas de quem toda a gente fala, não pela carreira, mas pelo que comem, pelo que vestem, pelas festas a que vão. Figuras que, parecendo perseguidas pela fama, a perseguem.
Nelas, "que procuram a fama como um fim em si podemos reconhecer-lhes ambição, frustração, narcisismo e necessidade de reconhecimento e aceitação para além do que merecem pelo que fazem ou são, e evidentemente, um desejo comum de saírem do anonimato", analisa o psicólogo Marcelino Mota.
É este desejo que faz com que a sala de espera da agência de recrutamento de figurantes, actores e modelos Real Dream raramente esteja vazia. "Temos cinco mil pessoas em arquivo", conta Manuel Marujo. "Todas querem ser conhecidas." Manuel, que frequenta o meio desde a década de 80, também é rápido no gatilho: "Constrói-se um famoso num segundo."
Quanto tempo se leva a destruí-lo? "Até hoje não me deu jeito destruir pessoas", diz Abel Dias. "Uma hora de avião e acabou-se Portugal! Somos muito pequenos para isso." De resto, com o tempo, as coisas mudam. E os que vendem revistas hoje, podem sempre acabar como capas esquecidas nas salas de espera dos dentistas, nos cabeleireiros, no lixo.
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